sexta-feira, 1 de novembro de 2013

O bom e velho coringa da decoração


A madeira sobreviveu ao tempo e às fases da decoração, sempre se reinventando e sem jamais perder seu lugar nos lares. A tendência da vez é o uso do material como revestimento de paredes em ambientes nobres

A madeira nunca sai de moda. Clássica, ela é elemento importante na composição do decor de diversos ambientes, tornando-os mais bonitos e elegantes. Além de aquecer os espaços, esse material produz a sensação de aconchego. A essas qualidades, juntam-se outras quando a madeira é empregada como revestimento de paredes, o que torna seu uso praticamente uma regra aos que procuram personalização em grande estilo.

Para Marina Dubal, arquiteta do escritório DAD Arquitetura, a madeira possui características que outros não possuem, por isso, é o revestimento de parede mais indicado para quem não abre mão de sofisticação. “A textura de um elemento natural, como a madeira, proporciona um pano de fundo neutro para qualquer decoração. A durabilidade também é significativamente superior a qualquer revestimento sintético”, esclarece a profissional.

Atualmente, no mercado de arquitetura e decoração, existem tipos de madeiras que são mais especificadas para revestir paredes. Marina conta quais são: “No momento, a tendência é usar o compensado revestido por lâminas de madeiras naturais, nacionais e importadas, como carvalho, nogueira, peroba, pau ferro, entre outras possibilidades”. A arquiteta destaca ainda que os tons mais utilizados sãos os de café, mel, palha e os ebanizados.

Alguns espaços da casa são mais indicados para receber a madeira revestindo as paredes. “Por ser nobre e ter custo mais alto, a madeira natural é mais empregada em ambientes principais, como as salas de estar, jantar e de TV, além do hall”, enumera Marina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário