Um projeto arquitetônico pode potencializar a identidade e atrair o público. E a decoração pode ser o cartão de visitas de uma empresa
A decoração do ambiente corporativo pode influenciar no andamento dos negócios? Muita gente pode achar que não há ligação entre esses dois elementos, mas um projeto arquitetônico aliado ao marketing empresarial pode trazer resultados positivos para a organização. Muitas empresas podem, inclusive, perder clientes simplesmente porque o ambiente empresarial transmite uma imagem que contradiz a identidade daquela marca.
Missão, valores, visão e o mais importante: credibilidade. Tudo isso são esforços para conquistar um lugar no mercado. Mas mesmo levando esses quesitos em conta, uma empresa pode correr o risco de fracassar devido a um mero detalhe: o espaço que simboliza a companhia não dialogar com o seu público alvo. Um bom arquiteto pode ajudar a criar esse elo, adequando o ambiente aos preceitos do negócio. “Uma marca reflete a personalidade da empresa. O estilo usado na decoração vai remeter aos públicos de relacionamento os valores da corporação”, avalia a arquiteta Marina Dubal.
Outra arquiteta, Marina Dubal concorda com Estela, reafirmando a importância do projeto arquitetônico corporativo: “Uma marca reflete a personalidade da empresa. O estilo usado na decoração vai remeter aos públicos de relacionamento os valores da corporação”.
O professor da Uni BH e especialista em marketing e comunicação empresarial Paulo Leite afirma que não adianta uma organização desejar determinado posicionamento, mas ter instalações que passem outra imagem. Segundo ele, recentemente, uma empresa de fast food, voltada para adolescentes, apostou em um projeto arquitetônico sóbrio e elegante, o que causou a rejeição do público alvo. Após a alteração do projeto, as vendas aumentaram. “O consumidor decodifica as mensagens através de estímulos sensoriais e da cultura. Essa combinação define a percepção de que se tem das coisas”, defende Paulo Leite.
Já que a decoração é fundamental para o sucesso do negócio, como fazer para não errar no projeto? “Os acabamentos, bem como o design dos móveis pode favorecer o posicionamento da empresa diante do cliente. Móveis reaproveitados e desgastados podem passar uma imagem de desleixo, como se a empresa estivesse parada no tempo”, ensina Marina.
Em um mercado cada vez mais competitivo, o cliente muitas vezes seleciona e se fideliza por pequenos detalhes. É importante que a arquitetura corporativa e comercial seja o cartão de visitas da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário