quarta-feira, 20 de julho de 2011

Férias combina com...piscina!


Ter uma casa com piscina é o sonho de dez entre dez pessoas. Mas e quando a casa é, na verdade, um apartamento? Seguindo as orientações de um profissional na hora de instalar uma piscina na cobertura dá para desfrutar, sim, deste pequeno privilégio

Piscina é o sonho de consumo de grande parte das pessoas. Um sonho que está mais acessível e garante diversão com a família e amigos. Mas, para quem mora em cobertura, antes de pensar em ter a piscina é preciso alguns cuidados e saber alguns detalhes importantes. Um projeto mal executado pode transformar a diversão em uma baita dor de cabeça.
O primeiro passo é verificar se a estrutura do prédio suporta a sobrecarga causada pela instalação da piscina. Também devem ser checadas questões hidráulicas sobre a alimentação e vazão da água, além do layout que irá estudar os fluxos, circulações e as dimensões.
Depois dessa fase inicial, é a hora de instalar a piscina. Tudo isso com o acompanhamento de um profissional especializado, como defende a arquiteta Marina Dubal. “Como será necessária a realização de uma obra para a instalação da piscina, um profissional deve avaliar a impermeabilização existente, já que alguns pontos podem ser afetados. O ideal é uma avaliação geral, antes da obra, de um engenheiro civil”, orienta.
O que fazer para evitar infiltrações que costumam tirar o sono de quem tem piscina e também do vizinho que mora no andar de baixo? Marina lembra uma opção que pode ajudar: “É muito importante escolher corretamente o material de revestimento. Pastilhas muito pequenas devem ser evitadas, pois quando há grande variação térmica durante o dia elas se soltam  mais facilmente do que as maiores”.
Todas essas precauções aliadas a um projeto cuidadoso, garante a segurança da obra.  Marina reforça que os riscos de um projeto mal executado são os piores possíveis. “O cliente terá que arcar com reformas posteriores que podem envolver o seu imóvel e ainda o do seu vizinho de baixo”, explica a arquiteta.
Para aqueles que já passaram por essa fase e estão curtindo todo o conforto de uma piscina na cobertura, as profissionais recomendam constante manutenção. “Verifique se a piscina esvazia sozinha. Isso, em geral, é sinal de vazamento. Pastilhas soltas também devem ser substituídas, já que o revestimento faz parte da proteção da piscina e evita acidentes”, ensina Marina. 

Foto:

Para desfrutar, sem problemas, da tão sonhada piscina na cobertura, Marina Dubal recomenda o acompanhamento de um profissional especializado


Nenhum comentário:

Postar um comentário