sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mantenha o equilíbrio. Ou não.

A simetria é um dos preceitos mais importantes da arquitetura. Contudo, é válido arriscar e apostar em ambientes assimétricos, por consequência, mais contemporâneos. Com bom senso, dá para criar composições bem interessantes, mesmo que não sejam iguais proporcionalmente

A simetria é um dos princípios básicos em projetos de arquitetura. Esse preceito sugere que ambos os lados de um ambiente sejam iguais, como se cada lado fosse uma imagem espelhada do outro. Apesar de esse elemento criar ordem no espaço e facilitar a compreensão do ambiente, ele se mostra rígido e nem sempre agrada. Será, então, que é preciso sempre seguir a simetria?
Segundo a arquiteta Marina Dubal, a simetria permite um ambiente mais organizado visualmente. Contudo, ela acredita que “a rigidez criada pode deixar os espaços monótonos”.
Além disso, a profissional garante que a assimetria pode gerar bons resultados. “Com um bom estudo de proporção, pode-se executar o projeto interessante independente de ser simétrico ou não”, explica Marina.
A arquiteta tem ainda algumas dicas para quem quer apostar na decoração assimétrica sem erro: “Existem inúmeras possibilidades quando o assunto é quebrar a monotonia de uma composição simétrica. Uma bela poltrona de design, uma luminária ou quadros deslocados para fora do centro da composição são estratégias interessantes”.

Foto: Henrique Queiroga


Assimetria: neste projeto a arquiteta Marina Dubal mostra como a assimetria das formas inusitadas pode criar layouts bonitos e contemporâneos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário